Fatos & Dados sobre engajamento

Compartilhe este artigo na sua rede

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pocket
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook

Engajamento de Funcionários é um dos fatores críticos para o sucesso de uma organização, de acordo com um estudo publicado pela Harvard Business Review Analytics Services.

Fonte: The impact of Employee Engagement On Performance
Harvard Business Review Analytics Services, Setembro/2013

Mas, o que é engajamento?

Kevin Kruse, autor do Best Seller “Employee Engagement 2.0″, define engajamento da seguinte forma:

 

Engajamento não é Felicidade!

Um funcionário pode estar feliz no trabalho, mas isso não significa necessariamente que ele esteja trabalhando produtivamente a favor da organização.

Sua empresa pode oferecer diversos benefícios como vídeo games, mesas de ping pong, TGIFs., etc. Mas se seu funcionário usufrui de todos esses benefícios, entrega muito pouco e quando dá 6 da tarde, ele se levanta e vai pra casa, você tem um problema.

 

Engajamento não é Satisfação!

Muitas empresas confundem esses dois termos facilmente, mas a diferença básica é que o funcionário satisfeito é, em muitos casos, aquele que se contenta com o status quo.

Este funcionário faz a parte dele, mas ele não demonstra interesse em fazer mais do que o necessário para a empresa. O importante pra ele é o pagamento na sua conta no final do mês e os benefícios que a empresa oferece.

 

Engajamento é outra coisa!

Engajamento é o comprometimento emocional que um funcionário possui com a organização e seus objetivos.

Esse funcionário não trabalha só pensando no seu pagamento no final do mês ou nos benefícios que a empresa oferece. Ele acredita no que a empresa faz e quer contribuir com os objetivos da organização.

De acordo com a Towers Perrin Research, as empresas com funcionários engajados têm margens de lucro líquido 6% mais altas e, de acordo com a Kenexa, as empresas engajadas trouxeram retorno para seus acionistas que foi cinco vezes maior ao longo de cinco anos.

O engajamento dos funcionários é a chave para ativar uma força de trabalho de alto desempenho. Funcionários engajados elevam o patamar de produtividade, qualidade e serviços oferecidos pela organização. Como consequência, a taxa de satisfação dos clientes aumenta, o que gera interesse no produto ou serviço que a empresa oferece. Logo, aumentam-se as vendas, aumentam-se os lucros obtidos e consequentemente, há um maior retorno aos acionistas.

“Para ganhar no mercado você deve primeiro vencer no local de trabalho.”

Former Campbell’s Soup CEO, Doug Conant

O artigo original pode ser encontrado neste link.

Não deixe de ler também…

Data has a better idea
Notícias da Appus

Tecnologia como aliada para RH

O avanço tecnológico impacta diariamente o mundo e, por consequência, o trabalho e os processos do mundo corporativo. Os softwares podem ajudar em processos seletivos ou mesmo realizar cálculos de pagamentos, porém, sua verdadeira contribuição vai muito além destes pontos. As tendências tecnológicas ajudam a gerenciar pessoas, medir satisfação de colaboradores e melhorar o clima organizacional.

Leia mais »