Fique por dentro das tendências em RH para 2019!

Quer saber mais sobre as soluções da Appus?

As tendências sempre guiam pessoas e instituições pelos caminhos e para tomar decisões futuras. Um time de futebol planeja ganhar determinados títulos ou comprar jogadores de acordo com a renda que vai entrar no próximo ano. Geralmente essa renda vem de direitos televisivos, ou seja, há um planejamento estratégico com base no que pode acontecer no ano.

Na gestão de pessoas e empresas isso é muito presente também. Sabendo que o ano está acabando e todos precisam estar atualizados, pensamos em ajudar da seguinte forma: indicando as principais tendências em RH para 2019. Neste texto você aprenderá sobre as melhores técnicas para que o seu negócio prospere e se estruture no ano que vem.

Antes de começar com a lista, é bom lembrar uma coisa: tendências não são definitivas! Vamos mostrar aqui o que as grandes projeções do mercado avaliam que estará em alta em 2019 — mas vale lembrar que essas definições podem mudar.

A melhor forma de saber o que vai acontecer de fato é se informar antes, durante e depois de 2019. O primeiro passo você já está fazendo aqui. Então vamos lá aprender um pouco mais das tendências em RH para 2019!

Automatização de processos

Assim como já falamos no nosso blog, a tecnologia tem sido uma grande aliada dos Recursos Humanos nos últimos anos. As empresas que aproveitam isso estão muito passos à frente das demais. Uma das tendências em RH para 2019 é o uso da tecnologia para automatizar processos.

Existem inúmeros procedimentos que podem ser automatizados no setor de RH. É possível, por exemplo, fazer uma avaliação contínua dos colaboradores e utilizar os dados históricos para ter um feedback mais completo.

Existem hoje plataformas que reúnem diversas ferramentas de análise como as citadas acima, permitindo um maior nível de acerto nas decisões. É muito importante que os líderes tenham esse conhecimento, já que ele será útil na hora de desenhar os caminhos futuros da instituição.

Inteligência artificial para recrutamento

Hoje os processos de recrutamento passam por uma análise 100% humana, mesmo que seja usado algum filtro tecnológico. Agora, parte das tendências em RH está concentrada no uso de inteligência artificial para dinamizar esse processo.

Com os softwares corretos é possível extrair ainda mais informações sobre os candidatos, verificando suas capacidades com mais precisão. Tudo isso acontece sem mudar a forma como os processos seletivos são feitos atualmente, apenas fazendo uma análise mais profunda.

A inteligência artificial também vai facilitar o processo de encontrar novos talentos. Com tais ferramentas é possível salvar as informações de currículos em massa, criando um banco de dados poderoso. Na hora de fazer novas contratações, esses softwares entregam resultados mais pontuais e acurados — uma mão na roda para quem precisa lidar com milhares de currículos durante a carreira, concorda?

Flexibilidade de local e horário de trabalho

Nos últimos tempos, entrou em vigor uma reforma trabalhista no território brasileiro. Com ela, houve a flexibilização de uma série de parâmetros para contratos de trabalho. Como empregador isso acaba lhe beneficiando, pois é possível fechar contratos com mais maleabilidade.

Uma das tendências em RH para 2019 se trata dessa flexibilização. Ela pode ser uma ótima aliada do RH da empresa, já que agora é mais fácil chegar a acordos que permitam uma melhor qualidade de vida ao colaborador. Com o apoio da internet, é possível que cada empregado tenha dias de home-office ou trabalho em coworkings sem ter que se locomover até a empresa.

Sabemos que no Brasil, principalmente nas grandes cidades, a locomoção é uma das principais dificuldades para as pessoas. Com isso, tira-se um grande proveito da reforma e da internet, beneficiando todas as partes.

No entanto, não é apenas isso que muda. Os horários podem se tornar mais versáteis, permitindo que a pessoa faça parte do seu horário de casa, por exemplo.

Coaching de liderança

Entre as tendências em RH para 2019 temos o coaching de liderança. Essa prática não é novidade para o mercado nacional. A diferença é que ano que vem a tendência é que essa atividade aumente consistentemente. Caso você não saiba, ela tem muita importância para empresas de todos os tamanhos e áreas, principalmente para as que estão se consolidando.

Para 2019, é indicado que as organizações foquem no incentivo à gestão de alta performance por parte da cultura organizacional. Tal ação gera líderes que também são coaches, pessoas que ensinam e aprendem no ambiente corporativo. Isso fará com que os próprios liderados criem uma noção de zelo e mudem sua postura dentro dos seus postos de trabalho.

Gestão horizontal

Indo na contramão de hierarquias engessadas, a gestão horizontal desponta como uma forma arrojada de comandar empresas. As grandes empresas dos últimos anos e as startups têm se baseado nesse conceito, o que explica muito do seu sucesso.

Em vez de centralizar o poder em poucas pessoas, a ideia desse modelo de gestão é distribuir a responsabilidade entre cada equipe, de forma que haja autonomia e autogestão por parte dos colaboradores. Com isso, ganha-se mais agilidade na tomada de decisão, além do nível de comprometimento aumentar.

Governança de dados

Voltada para a esteira da tecnologia, a governança é também uma das tendências em RH para 2019. Hoje os dados são uma parte fundamental das operações de uma empresa. Se a companhia atua com mídia, é possível saber até mesmo o segundo em que as pessoas pararam de ver determinado vídeo.

Imagine o tanto de possibilidades que isso não entrega! No entanto, como todo ativo os dados também exigem uma postura de cautela quanto à sua manutenção e ao uso — é aí que entra a governança de dados. Ela especifica diferentes modelos de como gerenciar essas informações e impedir vazamentos, por exemplo.

Em uma empresa pequena, média ou grande, lidar com dados sempre gera riscos. Existem estimativas de que 80% dos CIOs globais vão adotar, em 2019, formas de lidar com a governança de dados. Sendo assim, é muito importante que você esteja por dentro do assunto.

Além dessas dicas de tendências em RH que demos aqui, existem inúmeras outras que estamos sempre compartilhando. Se você tem interesse nelas, assine a nossa newsletter! Lá você estará sempre informado sobre o que há de melhor no mundo dos Recursos Humanos.

Este texto foi produzido por Danilo Soares Cardoso, em parceria com a Rock Content.

Meme Appus News

QUE TAL ASSINAR a nossa newsletter?

Não deixe de ler também…

© 2014 – 2018 | Appus HR Analytics – www.appus.com – Todos os direitos reservados.