Quer conhecer as soluções da Appus?

Você sabe qual a diferença entre OKR e KPI?

diferença entre OKR e KPI

OKR e KPI são duas daquelas siglas que todo mundo fala, mas que pouca gente explica, não é mesmo? 

Sempre vemos gestores falando sobre os KPIs da empresa ou profissionais de RH citando como foi o desempenho dos OKRs no último período. Mas você sabe o que essas letras significam e de que forma elas podem trazer mais efetividade aos negócios de uma empresa?

Pois é isso que você verá neste post! Além de explicar seus significados, vamos falar quais são suas aplicações práticas e se é possível que ambas as ferramentas caminhem juntas. Quer saber qual a diferença entre OKR e KPI? Então, vamos lá!

O que é OKR?

OKR é uma sigla que vem da expressão Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados-Chave, em português. Ela nada mais é do que uma forma de alinhar internamente os objetivos da empresa. Isso é traduzido em metas para executivos, departamentos, equipes, gestores e indivíduos.

Essa metodologia tem tido um ótimo histórico de resultados, principalmente no setor de tecnologia. As gigantes do Vale do Silício, como Google e Intel, foram as precursoras dos OKRs, utilizando-os em seu dia a dia de trabalho. As consequências positivas têm sido vistas na forma como essas empresas cresceram e se tornaram referência em seus segmentos.

O que faz o OKR ser algo tão efetivo é sua abordagem simples e focada na eficiência. Algumas das suas características são a de estabelecer prazos curtos para cada objetivo e resultado-chave, limitar os objetivos em uma lista sucinta para cada período e a de ter um valor mínimo a ser alcançado.

Com tais particularidades, a metodologia OKR consegue fazer com que empresas e pessoas tenham um direcionamento, não apenas em termos do que fazer, mas de qual resultado esperar.

O que é KPI?

Key Performance Indicators (KPIs), ou Indicadores Chave de Performance ou Desempenho, em português, são uma forma de mensurar o que tem sido feito, visando criar números que gerar insights sobre a performance da instituição. Assim como as OKRs, os KPIs são pontuais e sucintos, para que consigam entregar informações relevantes.

Logo, KPIs são uma ferramenta de gestão que servem para que os gestores saibam como os processos internos estão desempenhando. Para uma empresa estabelecer quais são os seus KPIs, ela deve realizar uma análise do que entrega e de como isso pode ser medido. 

Uma das formas de fazer isso é por meio da Balance Scorecard (BSC), metodologia que auxilia na escolha das métricas corretas para o seu negócio.

Outra forma possível é por meio da metodologia SMART. Ela apresenta 5 pontos para que a especificação seja a melhor possível:

  • Seu objetivo é específico?
  • É possível mensurar seu progresso até o objetivo?
  • Seu objetivo é atingível?
  • O quão relevante é o objetivo para a organização?
  • Qual o tempo limite para alcançar o objetivo?

Assim, é possível definir cada KPI e fazer com que eles estejam alinhados, não apenas com os objetivos esperados, mas com resultados que sejam alcançáveis.

Quais as diferenças entre OKR e KPI?

Quando OKRs são utilizados, espera-se alinhar objetivos que levem aos resultados-chave definidos anteriormente. KPIs, por outro lado, especificam números e a forma como os processos foram desempenhados. Mas, não parece ser mais ou menos a mesma coisa?

Vamos analisar. Ambas as siglas possuem um aspecto em comum: chave. Em Administração, o termo “chave” está condicionado a algo importante, único e significativo. No âmbito dessas duas metodologias, estamos nos referindo a resultados-chave e indicadores-chave. Apesar não serem exatamente a mesma coisa, ambos caminham juntos. Vamos explicar isso no próximo tópico!

O que vale deixar claro aqui, por enquanto, é que OKRs focam nas metas que devem ser alcançadas. Elas são definidas previamente e buscam ser o norte para cada setor e indivíduo. 

Já os KPIs são a forma de medir a performance de indicadores. Esses indicadores não são a mesma coisa que os objetivos e resultados-chave das OKRs.

Entender essas diferenças te ajudará, entre outras coisas, a saber como reter os talentos da sua empresa, já que o desempenho é um fator levado em conta. Mas se eles não são a mesma coisa, será que é possível trabalhar com as duas metodologias ao mesmo tempo?

É possível trabalhar com as duas ao mesmo tempo?

Sim, é possível! Estrategicamente falando, é possível alinhar ambas as ferramentas para que trabalhem juntas, fazendo com que os KPIs atuem dentro de uma estratégia OKR, por exemplo.

Já que os OKRs definem os critérios macro para que o negócio funcione e atinja suas metas, os KPIs podem ser a forma de medir o que deve ser melhorado, buscando manter um nível de eficácia dentro de cada área. Ou seja, é possível definir metas para cada objetivo e resultado-chave, e medir essas metas com os KPIs.

Outra forma em que eles podem trabalhar juntos é medindo o sucesso dos processos com KPIs e criando posteriormente OKRs que melhorem esses KPIs. Vamos ver um exemplo de como isso pode ser feito:

Imagine que sua empresa atue com suporte em TI. Todos os dias dezenas de chamados são abertos e fechados, tendo diferentes prioridades e prazos de fechamento. Sua empresa pode ter KPIs que meçam o tempo de início de atendimento de um chamado, o tempo que ele demora para ser resolvido e a satisfação dos clientes afetados.

Com esses KPIs estabelecidos, será possível encontrar as áreas em que o setor de suporte precisa melhorar e assim desenhar novos objetivos e resultados-chave para o futuro da empresa. Logo, KPI e OKR podem andar de mãos dadas, um apoiando o outro!

Gostou do que leu aqui? Como você viu, apesar de existirem diferenças entre OKR e KPI, eles são duas metodologias que andam lado a lado! Seja na definição de metas e objetivos ou na medição da performance de processos para melhorar os resultados da sua empresa.

Se você quer continuar sabendo mais sobre o setor de RH e Administração, acompanhe nossas redes sociais e confira nossas publicações! Estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram.

Meme Appus News

QUE TAL ASSINAR a nossa newsletter?

Não deixe de ler também…

© 2014 – 2018 | Appus HR Analytics – www.appus.com – Todos os direitos reservados.