Conheça os impactos da transformação digital no RH

Quer saber mais sobre as soluções da Appus?

Ser um bom profissional de RH exige o seguimento de alguns princípios — e um deles é o de sempre estar atualizado sobre o que há de novidade no setor. Nesse sentido, a transformação digital no RH já é uma realidade!

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue com a gente neste post! Aqui, você entenderá mais sobre o que o tema significa, quais são as melhores formas de aplicá-lo e onde você pode pedir ajuda a respeito disso.

Além do mais, você verá, também, que a ideia é mais fácil de implementar do que você imagina. Vamos lá?

O que é transformação digital?

Antes de falarmos sobre a transformação digital no RH, é necessário entender o que define o termo “transformação digital” como um todo.

Essa expressão é utilizada para definir toda a implementação tecnológica que há nas empresas. Tal movimento busca um melhor desempenho, maior participação no mercado e mais eficiência nas operações, independentemente do nicho da empresa.

Quando falamos nesse assunto, ele não está atrelado à simples aquisição de equipamentos ou presença na internet. Geralmente, existe essa confusão mesmo. Mas, na verdade, a transformação digital no RH engloba mudanças na gestão, nos processos e na forma como a instituição se posiciona diante dos desafios do setor.

Qual a importância para as empresas?

Olhando para o contexto brasileiro, a transformação digital é algo necessário e real. Sabendo que o país passa por uma instabilidade econômica e política, é extremamente importante que as empresas tenham uma estrutura eficiente e que, de fato, funcione. Assim, o impacto que vier desse meio poderá ser amenizado.

Historicamente, o setor de Recursos Humanos é uma área muito operacional e metódica — ainda são poucas as empresas que estão alinhadas com o RH do futuro. Dessa forma, a tecnologia se apresenta como um facilitador das operações e das tarefas existentes.

Como o RH é o setor que busca valorizar o capital humano de cada empresa, focando em melhorar a forma como os processos são desenvolvidos internamente — seja qual for a área —, com a apoio da transformação digital, é possível obter mais eficiência e um melhor direcionamento em cada decisão ou ideia.

Para que isso fique mais claro, vamos listar os 6 impactos positivos que a transformação digital no RH promove. Vamos lá!

Quais são os 6 principais impactos?

1. Automatiza o setor operacional

A automatização é uma das formas mais simples de visualizar a transformação digital acontecendo no RH. Com ela, é possível melhorar processos que sejam repetitivos ou muito manuais. A administração de documentos, de dados e, até mesmo, de comunicações pode ser feita de forma tecnológica, diminuindo custos e retrabalho.

2. Adota ferramentas inovadoras

A transformação digital no RH pode ser traduzida como uma grande inovação no setor. Isso se torna evidente por meio da implementação de produtos e de serviços que procuram aproveitar, cada vez mais, as habilidades que existem em cada instituição.

Um bom exemplo disso é o Big Data. Sendo uma tecnologia recente, sua implementação ainda tem sido tímida, mas está entregando enormes resultados para quem aposta nele. Investir em inovações como essa permite que o negócio saia na frente e tenha a oportunidade de ser mais eficiente no que faz.

Algumas pessoas tem chamado esse movimento de RH 3.0 — no entanto, se esse termo for novo para você, isso pode significar que está precisando se inteirar mais sobre as tendências de inovação do RH, certo? Independentemente do tamanho da empresa, a inovação é um assunto sempre relevante para o setor.

3. Aumenta os índices de produtividade

Se as pesquisas dizem que apenas 39% do tempo trabalhado é produtivo, isso mostra o quão necessário é investir em produtividade — e isso pode ser feito por meio da tecnologia. Como muitos processos de RH são sempre iguais, é possível utilizar ferramentas que minimizem o esforço para executar essas atividades.

Por exemplo: a triagem de currículos pode ser feita por meio de softwares especializados. Outro processo que pode ser informatizado é a gestão de pessoas, uma das grandes vedetes no RH do futuro.

De qualquer maneira, é fundamental que o profissional do setor esteja por dentro dessas ferramentas, a fim de manter-se atualizado com as formas de otimização da rotina de trabalho.

4. Amplia a eficácia

O RH tem um grande poder dentro da empresa. Assim como um casal divide as responsabilidades dentro de casa e na criação dos filhos, o setor acumula uma série de atribuições que guiam a empresa. Contratações, treinamentos e gestão de carreira são apenas algumas dessas incumbências.

Com a transformação digital no RH, é possível aproveitar-se dos dados e das métricas para tomar as decisões mais estratégias possíveis. Por mais que você atue em uma empresa familiar ou em uma multinacional, ter uma visão sistêmica definida vai trazer uma tremenda vantagem competitiva — e esse é um dos primeiros passos para se tornar um profissional-chave em Recursos Humanos.

5. Proporciona mais flexibilidade

Outro ponto em que a transformação digital ajuda o setor é na flexibilidade de procedimentos e de atividades. Hoje, é possível usar serviços de nuvem para acessar arquivos de qualquer lugar do mundo com segurança, por exemplo. Além disso, as — muitas vezes, desnecessárias — reuniões podem ser diminuídas por meio do uso de ferramentas de colaboração online.

6. Aprimora o processo de integração

Atualmente, quando uma pessoa é contratada, é comum que sinta-se perdida, caso não haja um bom processo de imersão na cultura da empresa. Por isso, muitas instituições têm investido no onboarding, que é uma forma de criar boas impressões iniciais em colaboradores que estão chegando na casa.

A tecnologia pode ser útil nessa frente por meio da disponibilização de materiais sobre as atividades que serão realizadas ou os produtos que são desenvolvidos internamente.

Nesse sentido, uma ideia é criar uma experiência com realidade virtual para que a pessoa conheça melhor o lugar onde atuará. Que tal?

Enfim, deu pra ver que a transformação digital no RH já é uma realidade, não é mesmo? Então, que tal aproveitar essas dicas e decidir por implementá-la em sua empresa? Se você gostou da ideia, entre em contato conosco! Temos as ferramentas necessárias para que a transformação digital também seja uma realidade em seu negócio!

Este texto foi produzido por Danilo Soares Cardoso, em parceria com a Rock Content.

Meme Appus News

QUE TAL ASSINAR a nossa newsletter?

Não deixe de ler também…

© 2014 – 2018 | Appus HR Analytics – www.appus.com – Todos os direitos reservados.