Equipe no escritório e no home office: os desafios do trabalho híbrido

Compartilhe este artigo na sua rede

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pocket
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Voiced by Amazon Polly

Gerenciar uma equipe em modelo home office virou realidade com a pandemia da COVID-19, mesmo em empresas que nunca consideraram adotar este formato de trabalho. Enquanto algumas empresas, principalmente de tecnologia, se adaptaram muito bem ao formato totalmente remoto e planejam manter estas diretrizes de maneira permanente, outras preferem apostar na nova tendência: o trabalho híbrido.

O que é o trabalho híbrido?

O trabalho híbrido permite ao funcionário ter autonomia para escolher como, onde e em que período realiza suas atividades profissionais da melhor maneira possível. O colaborador pode escolher se realiza suas atividades de maneira remota (home office, coworking, café, viagem) ou no escritório da empresa. 

Não existe uma regra fixa, cada empresa decide a quantidade de dias ou períodos para construir a sua melhor realidade, mantendo equipes híbridas, presenciais e remotas simultaneamente. O Google, por exemplo, estipulou 3 dias presenciais para 2 dias remotos. Já a Uber exige uma presença de 50%, que pode ser administrada como o funcionário preferir, por exemplo, uma semana no escritório e uma em home office. É esperado, contudo, que esta tendência de trabalho permaneça. Em pesquisa realizada com lideranças, a Gartner descobriu que 82% dos líderes pretendem permitir o trabalho remoto em alguns dias da semana, com possibilidade de horários e dias flexíveis mesmo com o fim da pandemia.

Quais as vantagens da equipe híbrida?

Administrar funcionários remotos e presenciais oferece vantagens e desafios para as lideranças. É importante, contudo, pesar na balança os benefícios a longo prazo.

  • Funcionários felizes e motivados. Enquanto alguns colaboradores preferem o contato diário e as conversas no café, outros podem preferir usar o tempo de deslocamento de outra maneira. Permitir o autogerenciamento do funcionário e incentivar sua autonomia pode aumentar a satisfação no trabalho e a sensação de bem-estar. Controlar níveis de ansiedade e estresse podem aumentar níveis criativos e de produtividade.
  • Contratação e retenção de talentos. Uma maior flexibilidade e aumento na qualidade de vida pode auxiliar na retenção de talentos, uma vez que esta nova variável pode ser negociada como um diferencial para sua recolocação em outra empresa. Além disso, a exemplo de Zuckerberg, o trabalho remoto permitiu a contratação de novos e promissores talentos que podem estar localizados fora da cidade ou país de atuação da empresa, permitindo novas possibilidades para negócios.
  • Foco na produtividade e redução de custos. Novas rotinas e métodos de trabalho precisam ser adaptados ao adotar este novo formato de trabalho. Essa mudança para o remoto pode ocasionar a renovação de processos e rotinas para tornar o trabalho mais produtivo e direto, auxiliando as equipes com um direcionamento mais voltado para o resultado. A rotação de funcionários pode auxiliar na redução de custos com energia elétrica, equipamentos eletrônicos e até mesmo evitar uma expansão de escritório.

Como gerenciar uma equipe híbrida?

Gerenciar uma equipe híbrida é um novo desafio para lideranças e profissões de Recursos Humanos, uma vez que a equipe não estará simultaneamente no mesmo lugar. Separamos algumas dicas para tornar este processo mais fácil.

  • Mantenha a motivação. Manter a equipe motivada e alinhada com os princípios da empresa é fundamental para o modelo híbrido prosperar e se transformar em resultados duradouros. Mantenha as mesmas estratégias aplicadas no modelo presencial como a definição de metas, o reconhecimento de bons resultados, planos de carreira, estímulo de capacitação e criatividade para ambas as equipes, adaptando sempre que necessário para o modelo remoto, inclusive investindo em tecnologia.
  • Torne a cultura da empresa remota. Ter uma equipe híbrida é uma ótima oportunidade para tornar a cultura da empresa 100% remota. Mesmo que os funcionários estejam semanalmente no escritório, processos e comunicações podem e devem ser adaptados para serem acessados de qualquer lugar em qualquer dispositivo. Utilizar ferramentas técnicas na versão online, centralizar a comunicação interna em um canal fixo e incluir sempre a opção de videochamada para reuniões são algumas das estratégias que podem ser adotadas.
  • União e inclusão. Uma das principais tarefas para gerenciar uma equipe híbrida é manter o senso de coletividade mesmo quando parte da equipe não está fisicamente presente. É importante sempre pensar em maneiras de incluir os funcionários que estarão de forma remota em reuniões, comemorações e até mesmo comunicados feitos presencialmente. É importante que não exista uma ideia de separação ou mesmo comparação de rendimento entre remoto e presencial, uma vez que todos fazem parte de uma mesma equipe e buscam os mesmos resultados.
  • Avalie o perfil profissional. Para alguns funcionários, trabalhar em casa faz toda a diferença para sua produtividade, ele consegue se concentrar sem ser interrompido ou não precisa gastar horas em deslocamento físico. Para outros, a rotina até o trabalho, o distanciamento de atividades domésticas e até mesmo a socialização com os colegas mantém sua motivação. Avalie individualmente cada perfil profissional, inclusive conversando abertamente com cada um, buscando qual será a melhor solução de trabalho híbrido para ambos.

Para auxiliar este gerenciamento, a Plataforma Appus pode ser sua aliada para avaliação de desempenho da equipe em home office. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

 

* Texto produzido por Letícia Dallegrave, mestra em Comunicação Social e Redatora Publicitária.

Não deixe de ler também…

Como lidar com colaboradores que não estão batendo suas metas
Gestão de Pessoas

Como lidar com colaboradores que não estão batendo suas metas

A gestão de pessoas impacta diretamente o seu negócio, pode melhorar a sua produtividade e até mesmo a rentabilidade da empresa. Com a avaliação de desempenho é possível observar como cada colaborador e como as equipes funcionam, possibilitando alcançar melhores resultados. Neste artigo falamos um pouco sobre como é a melhor maneira de lidar com colaboradores que não estão performando como o esperado.

Leia mais »