O que é accountability? Saiba quais são seus benefícios

Compartilhe este artigo na sua rede

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pocket
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook

Você sabe o que é accountability? Termo de difícil tradução, pode ser entendido como a responsabilidade que cada colaborador deve ter dentro de uma empresa. Esse conceito também engloba o compromisso que cada um tem com o trabalho desenvolvido, e é papel dos gestores delegar responsabilidades de maneira clara e correta com o intuito de responsabilizar quem comete um equívoco ou recompensar quem atinge um objetivo.

É preciso que esse método faça parte da rotina de uma instituição para que, com ele, os gestores priorizem a tomada de decisões éticas, reduzindo o risco de as coisas saírem diferentes do que foi planejado. Para que seja mais fácil entender sobre o assunto, reunimos algumas informações importantes neste post. Confira!

Modalidades de accountability

O accountability tem três dimensões e cada uma delas depende da natureza e da hierarquia do controle exercido no processo. São elas:

  • vertical: é a que se dá entre o Estado e a população em relação ao controle de agentes públicos e governos (e está relacionada à capacidade de o povo se manifestar de forma livre, como em votações);
  • horizontal: se dá entre um ou mais órgãos estatais e ocorre quando um deles fiscaliza o outro;
  • societal: se dá entre a sociedade civil organizada — muitas vezes representadas por ONGs — e órgãos estatais, em que a primeira fiscaliza os governos e os agentes públicos enquanto exerce pressão sobre a Administração Pública.

A importância do conceito na rotina de uma empresa

É extremamente importante desenvolver essa cultura de prestação de contas dentro da empresa por uma série de fatores. Com ela, é possível fazer com que a comunicação e o diálogo se tornem mais eficazes, o que melhora o trabalho em equipe, além de oferecer mais clareza nos resultados e um foco mais preciso sobre eles.

O papel do RH na implementação do accountability dentro da empresa é fundamental. Isso porque ele é o setor que está no centro da cultura da empresa e que é capaz de influenciar a visão das pessoas que fazem parte da organização — já que passa por todos os departamentos e colaboradores.

Benefícios do accountability

Agora que você já sabe o que é accountability e a sua importância dentro do ambiente de trabalho, separamos alguns benefícios da aplicação desse método. Confira!

Melhora o gerenciamento de crises

Diante da rotina de uma empresa, muitas vezes corrida, é especialmente difícil delegar responsabilidades. Na maioria dos casos, os gestores gastam muito tempo para achar quem é o culpado por algo que aconteceu em vez de, simplesmente, buscarem soluções práticas para a situação.

Com a adoção de uma política de accountability, é possível saber quem é o responsável por cada um dos processos internos adotados e quem deve lidar com cada situação. Assim, não há riscos de sobrecarregar somente um dos profissionais nem de cometer alguma injustiça.

Deixa a marca mais forte

Com o tempo, os benefícios da utilização desse método ultrapassam as paredes da empresa e ficam visíveis para o público em geral. Ficará mais fácil para reforçar a marca no mercado, pois os processos estarão alinhados e os profissionais estarão treinados para responder com coerência sobre qualquer dúvida que possa surgir em relação ao trabalho da empresa, sem que haja contradições.

Melhora o trabalho em equipe

Como cada colaborador entende qual é seu papel dentro da empresa com o accountability e quais são suas responsabilidades, o trabalho em equipe tende a ter uma melhora significativa. Isso porque não vão existir situações em que um fique empurrando suas tarefas para os outros, todos darão o seu melhor em prol do que precisa ser feito. Além disso, com essa noção bem estabelecida, o gestor também é beneficiado, já que não precisará perder tempo com resoluções de conflito e poderá focar no que é realmente necessário.

Agora que você já sabe o que é accountability, esperamos que fique mais simples de implementar esse conceito na rotina da sua empresa. Ao fazer com que ele seja parte das tarefas do dia a dia dos seus colaboradores, todos têm a ganhar!

Gostou do assunto do post? Então aproveite e conheça agora 4 ferramentas que vão facilitar seu dia a dia dentro da empresa!

Este texto foi produzido por Kaio Lopes, em parceria com a Rock Content.

Não deixe de ler também…

Conheça os principais tipos de avaliação de desempenho
Gestão de Pessoas

Conheça os principais tipos de avaliação de desempenho

A gestão de pessoas é fundamental para que seu negócio consiga ter uma melhor produtividade no dia a dia e uma melhor rentabilidade. Com ela é possível observar como cada colaborador e como os times em geral agem e conseguem melhores resultados continuamente. Uma das ferramentas utilizadas pelos responsáveis por essa gestão estratégica é a

Leia mais »