Big Data e RH: quais são as vantagens dessa relação?

Compartilhe este artigo na sua rede

A alta tecnologia gerou um enorme volume de informações, com as quais convivemos diariamente. Esses dados podem ser usados para melhorar as atividades das empresas em diversos setores.

Trata-se de uma realidade também vista na ligação entre Big Data e RH, já que a análise de números corporativos e perfis de funcionários pode levar a maiores índices de produtividade e lucro.

Neste post, explicamos um pouco melhor a relação entre os dois e como o Big Data pode ajudar a sua organização de maneira consistente.

Definição de Big Data

Big Data pode ser definido como o grande volume de dados — estruturados e não estruturados — que são gerados e coletados pela internet. Embora seja encarado como um tema de difícil compreensão, é uma realidade já presente no nosso cotidiano e que pode ser usada para otimizar diversos processos da vivência corporativa.

Dentro da internet, nós fornecemos uma série de informações: costumes, preferências, opiniões, locais que frequentamos, idade, estado civil, entre outros. Porém, o grande desafio é entender o que essas informações significam e, principalmente, como usá-las de maneira produtiva.

As empresas podem aproveitar esses dados, fazendo um acompanhamento dos seus funcionários e dos índices de produtividade. Esses dados podem ser relacionados para o melhor aproveitamento possível do capital humano, pavimentando o caminho para o alcance das metas.

Dados a serem analisados com o Big Data

Como o volume de informações é realmente gigantesco, é muito mais produtivo delimitar quais dados serão úteis para a organização e, portanto, devem ser analisados.

É claro que isso pode variar de acordo com o ramo de atuação, o porte e, principalmente, os interesses da empresa. Porém, é possível obter uma análise consistente levando em consideração os seguintes aspectos:

  • dados demográficos;
  • nível de rotatividade dos funcionários;
  • dados sobre vendas e ticket médio (quando se trata do varejo);
  • índices de rendimento e produtividade;
  • número de reclamações mais constantes dos clientes;
  • incidência de erros;
  • formação acadêmica.

Big Data e o People Analytics

Um bom exemplo do uso do Big Data é o People Analytics. A ferramenta coleta informações sobre os funcionários para auxiliar na organização de equipes e na formação de estratégias para aumentar a produtividade e os resultados.

Além disso, o People Analytics pode ser usado até mesmo para melhorar os processos de recrutamento e seleção, ajudando a empresa a fazer melhores contratações e diminuindo os índices de turnover.

Esse é apenas um exemplo de como o Big Data pode ser aproveitado dentro do ambiente corporativo, a fim de melhorar os seus processos.

Vantagens do uso do Big Data no RH

Identificação de talentos

O uso do Big Data pode ser direcionado para uma melhor análise dos profissionais disponíveis no mercado de trabalho e que atenderiam às demandas da empresa, resultando em uma atração de talentos mais acertada ou até mesmo em um recrutamento ativo de sucesso.

A empresa pode fazer uma varredura nos perfis profissionais e selecionar os que oferecem as competências desejadas, em vez de divulgar a vaga e selecionar apenas entre os currículos recebidos. Isso abre um leque muito amplo de opções e facilita a localização dos profissionais ideais.

Contratações mais alinhadas à empresa

Com a coleta e mineração de dados, a empresa consegue tomar decisões baseadas em informações concretas, que levam à realização dos objetivos. Uma das grandes vantagens é a compreensão do perfil ideal de funcionários, levando em conta não só as demandas técnicas, mas também o fit cultural.

Com isso, as contratações são mais coerentes com as necessidades da corporação e expectativas dos profissionais, levando a índices de retenção maiores.

Acompanhamentos mais completos

A análise de resultados das empresas era limitada a um departamento. Com o Big Data, é possível relacionar as informações de diversos setores, entendendo o impacto das decisões e como as diferentes facetas da organização estão interligadas.

Dessa maneira, é possível tomar decisões mais conscientes, sabendo do impacto que elas vão provocar no quadro geral e em cada grupo individualmente.

Identificação de falhas

Com o Big Data, os erros nos processos do RH são identificados com mais agilidade, possibilitando uma rápida correção. Graças à velocidade das mudanças no mundo atual, esse é um recurso extremamente importante, diminuindo o custo operacional.

Maior retenção

A queda nos índices de turnover não é provocada apenas pelas contratações mais acertadas. Com o Big Data, a empresa também consegue entender o comportamento dos seus funcionários, suas expectativas, ambições e frustrações.

De posse dessas informações, é possível criar um clima organizacional mais favorável, uma ambientação que atenda às necessidades dos colaboradores, além de oferecer benefícios que realmente tenham ligação com o ritmo de vida e necessidades dos empregados.

Essas atitudes aumentam a satisfação e possibilitam uma retenção muito maior, impactando diretamente o desenvolvimento da organização.

Melhores treinamentos

A eficácia das iniciativas de treinamento muitas vezes é questionada, por não trazerem resultados concretos. Para que atendam às demandas, é indispensável que sejam acompanhadas por um planejamento cuidadoso, que revele quais objetivos devem ser alcançados e as competências que devem ser desenvolvidas para isso.

Apenas com essas informações, é possível compreender qual o conteúdo correto a ser ministrado e como esse retorno deve ser mensurado.

O Big Data pode ser aplicado com sucesso para essa finalidade, indicando não só a produtividade atual, como as habilidades dos funcionários e os pontos que devem ser trabalhados. Inclusive, a ferramenta deve ser usada para a coleta de informações após o treinamento, ajudando a calcular o ROI do treinamento.

Sabendo qual a relação entre Big Data e RH, conhecendo como aplicá-la e quais são as suas vantagens, certamente, você terá mais insumos para propor essa prática dentro da empresa e estimular todo o departamento a mudar a abordagem e aproveitar os benefícios dessa ferramenta.

A integração entre Big Data e RH pode gerar não só uma gestão de pessoas muito mais eficiente, como reduzir os custos da empresa e pavimentar um crescimento consistente, satisfatório e lucrativo.

Para se aprofundar no assunto, não deixe de conferir o post que preparamos sobre Big Data e People Analytics e entenda melhor a ligação entre esses dois conceitos!

Este texto foi produzido por Lígia Gama, em parceria com a Rock Content.

Não deixe de ler também…

O Guia Definitivo de People Analytics
People Analytics

O que é People Analytics?

A presença da análise de dados na área de gestão de pessoas se consolida a cada ano. Grandes corporações passaram a investir em soluções tecnológicas

Leia mais »
Em tempos de crise, bons líderes priorizam a escuta
Gestão de Pessoas

Em tempos de crise, bons líderes priorizam a escuta

Quando ocorre uma crise, você precisa que sua liderança seja tão livre de preconceitos, elástica, hábil e dinâmica quanto as circunstâncias se desenrolam rapidamente ao seu redor e sua organização. Erika James e Lynn Perry Wooten oferecem uma perspectiva interessante sobre o lugar da escuta durante crises.

Leia mais »