Conheça os principais tipos de avaliação de desempenho

Compartilhe este artigo na sua rede

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pocket
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook

A gestão de pessoas é fundamental para que seu negócio consiga ter uma melhor produtividade no dia a dia e uma melhor rentabilidade. Com ela é possível observar como cada colaborador e como os times em geral agem e conseguem melhores resultados continuamente.

Uma das ferramentas utilizadas pelos responsáveis por essa gestão estratégica é a avaliação de desempenho. Saber aplicá-la é fundamental para certificar-se sobre o andamento das equipes e saber como contornar situações desviantes.

Conheça os principais tipos e tire suas dúvidas sobre o tema! Boa leitura!

 

A importância da avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é um instrumento essencial pelo qual as organizações conseguem observar de que forma os times estão atuando em um determinado período. Essa avaliação oferece subsídios sobre a performance individual ou em grupos, auxiliando no desenvolvimento de todos.

Assim, é possível inserir um contexto de melhoria contínua em seu negócio, apontando quais são os pontos que precisam melhorar, quais colaboradores estão sendo subaproveitados e quais precisam encontrar incentivos e dicas de melhorias para conseguirem atuar de forma mais eficiente nas rotinas da organização.

Ela também pode ser útil para apontar quais podem ser os melhores e mais indicados perfis para possíveis promoções e eleições de cargos de liderança, além de indicar a necessidade de intervenções em perfis mais difíceis e delicados.

Outro ponto importante é que a avaliação de desempenho permite, também, aumentar o engajamento dos times, já que suas habilidades estarão sendo reconhecidas pelos gestores, algo desejável e que pode levar à diminuição das taxas de turnover, por exemplo.

 

Os principais tipos de avaliação de desempenho

Para conseguir resultados, é fundamental escolher a avaliação de desempenho que mais se enquadre ao perfil e necessidade do seu negócio. Veja os principais tipos a seguir.

Autoavaliação

Essa é, atualmente, uma das principais formas de avaliação realizadas nas organizações. Em um primeiro momento, o colaborador é incentivado a responder um questionário, no qual ele é levado a refletir sobre a sua atuação, seus pontos fortes e fracos e de que forma tem atuado no contexto interno da empresa.

Em seguida, a avaliação é realizada junto ao líder. Assim, gestor e colaborador discutirão os resultados apontados e, em conjunto, verificarão de que forma a empresa pode atuar para melhorar o rendimento do colaborador.

Esse tipo de avaliação leva a uma profunda reflexão da pessoa sobre sua atuação, bem como a empodera em relação à sua performance.

Avaliação por competências

A avaliação por competências consegue ir além do desempenho, fornecendo dados mais completos para os gestores de RH e líderes. Esse tipo de avaliação leva em consideração três pilares fundamentais:

  • conhecimento: tudo aquilo que corresponde a aptidões cognitivas, ou seja, as competências que fazem a pessoa “saber algo”;
  • habilidade: tudo aquilo que está no domínio psicomotor, ou seja, a competência de conseguir colocar em prática o seu conhecimento;
  • atitude: tudo aquilo que está no campo motivacional, ou seja, a competência de querer fazer aquilo que se sabe.

Assim, essa modalidade avalia não só as competências técnicas necessárias para a execução das atividades, mas também as questões emocionais, comportamentais e motivacionais para este fim.

Avaliação da liderança

Essa é uma avaliação que muitas empresas desconsideram, mas que precisa ser levada em consideração para obter-se melhores resultados. É a forma de avaliar a competência do gestor na condução das equipes.

Se o trabalho dele não é bem-sucedido, os demais também não serão bem praticados e, com isso, todo o rendimento poderá ser comprometido. Portanto, é de extrema importância que sócios e diretores gerais não deixem essa avaliação de lado.

Avaliação da equipe

Apesar de cada profissional precisar ser avaliado de forma independente, é fundamental também compreender como eles atuam em conjunto. Ter um time de especialistas que sejam ótimos individualmente não significa que, juntos, trarão resultados incríveis para a empresa.

Por isso, é fundamental realizar uma avaliação da equipe pela qual seja possível avaliar quais ajustes precisam ser realizados para que as pessoas tenham uma maior sinergia e melhorar o relacionamento interno entre os membros.

Esse tipo de avaliação também auxilia na criação de um team building mais consistente e eficaz.

Escala gráfica

Nesse tipo de avaliação, são eleitas algumas variáveis que estarão envolvidas no processo, tais como:

  • assiduidade;
  • trabalho em equipe;
  • iniciativa;
  • proatividade;
  • criatividade;
  • sinergia com o time;
  • colaboração, entre outros.

Na frente de cada variável, são elencadas as notas que cada pessoa possui de acordo com o tema. Pode-se, por exemplo, pontuar de 0 a 5, sendo 0 péssimo e 5 ótimo.

É uma avaliação simples, rápida de ser feita, porém é bastante limitada. Pode ser realizada em períodos curtos, mas não deve ser tomada como a única fonte para decisões.

Avaliação 360 graus

Nesse tipo de avaliação, todos os membros envolvidos no dia a dia do colaborador avaliado devem ser chamados para participarem, desde os seus respectivos líderes até clientes que tenham maior contato com a pessoa.

Com isso, pode-se estabelecer comparações entre os feedbacks e chegar a um consenso médio sobre qual é o desempenho do colaborador.

O apoio de parceiras para realizar uma avaliação de desempenho

Realizar uma avaliação de desempenho pode parecer fácil, mas é uma tarefa que exige cuidados por parte do setor de RH. Isso porque é necessário que ocorra lisura em todo o processo, a fim de reduzir as chances de favoritismos ou avaliações que não sejam objetivas de fato.

Ter o respaldo de empresas parceiras especialistas nesse tipo de avaliação pode ser uma forma de minimizar as chances de erros e conseguir garantir que seus colaboradores, independentemente do grau hierárquico, sejam avaliados de forma objetiva e consistente.

Uma forma de obter isso de forma rápida e automatizada é com o apoio da tecnologia. Softwares específicos de RH, dedicados à avaliação de desempenho, podem ser parceiros interessantes para este fim.

A Appus HR se dedica a oferecer a melhor experiência de tecnologia aplicada à gestão de pessoas, dando todo o suporte necessário para a tomada de decisões consistentes nos setores de RH das organizações, além de inserir a sua empresa no RH do futuro.

As avaliações de desempenho são fundamentais para garantir maior dinamismo e produtividade dos seus colaboradores. Para isso, investir em um suporte tecnológico é a melhor forma de medir esses dados. Assim, todos saem ganhando — tanto a empresa, com a oportunidade de corrigir comportamentos desviantes, quanto os colaboradores, que são reconhecidos e incentivados a melhorar continuamente.

Quer saber como implantar um processo de avaliação de desempenho realmente eficiente em seu negócio? Veja nosso vídeo e tire suas dúvidas sobre o tema!

Não deixe de ler também…

O que é accountability? Saiba quais são seus benefícios
Gestão de Pessoas

O que é accountability? Saiba quais são seus benefícios

Você sabe o que é accountability? Termo de difícil tradução, pode ser entendido como a responsabilidade que cada colaborador deve ter dentro de uma empresa. Esse conceito também engloba o compromisso que cada um tem com o trabalho desenvolvido, e é papel dos gestores delegar responsabilidades de maneira clara e correta com o intuito de

Leia mais »