Você sabe o que é RH estratégico e sua importância para empresas?

Quer saber mais sobre as soluções da Appus?

A tecnologia e a rapidez na troca de informações provocou mudanças na sociedade e no mundo corporativo. Hoje, as empresas entendem que precisam lidar com o funcionário de maneira diferente em comparação às organizações do passado para que consigam manter sua relevância e competitividade.

Para isso, instituir um RH estratégico é fundamental. Você sabe o que é RH estratégico e como ele pode impactar positivamente nos resultados da sua empresa? Continue a leitura deste post e fique por dentro do assunto!

O que é RH estratégico?

O conceito de RH estratégico, segundo um artigo da Scientific Eletronic Library Online, surgiu no começo da década de 80 e pode ser definido como o conjunto de diversos fatores: missão, estratégia e estrutura.

De acordo com o RH estratégico, atividades internas corriqueiras da empresa como seleção de talentos, avaliação de desempenho e remuneração de funcionários devem ser realizadas obedecendo ao planejamento da corporação, voltado para o crescimento e o alcance de metas.

Dentro desse conceito, o departamento de Recursos Humanos sai do papel de departamento pessoal e assume a posição de braço direito na tomada de decisões, indicando o quadro atual dentro da gestão de funcionários e como esses colaboradores devem ser aproveitados ou remanejados — além de fornecer dados importantes para a diretoria.

A aplicação de um RH estratégico gera uma série de impactos à empresa, entre eles o aumento da efetividade e a promoção de um melhor clima organizacional, além do aumento da retenção de funcionários.

Qual é a importância do RH estratégico para a empresa?

A estruturação de um RH estratégico promove um melhor aproveitamento do quadro de funcionários.

Os profissionais precisam ser valorizados para que consigam trabalhar bem e apresentar melhores resultados, assumindo uma postura empreendedora dentro da corporação.

Apenas com a adoção de um RH estratégico é possível entender quais são as competências de cada colaborador, alocar essas pessoas nas funções em que elas têm melhor aptidão, promover o crescimento individual de cada um e, consequentemente, da empresa.

As organizações que insistem em manter um modelo de RH tradicional têm problemas para reter os melhores talentos, além de apresentar números de produtividade inferiores ao desejado.

Quais são as vantagens que o RH estratégico proporciona?

Aderir ao RH estratégico é entender as mudanças no mundo do trabalho e acompanhar as tendências para o futuro. Entre as vantagens geradas por essa abordagem, podemos destacar:

  • diminuição dos índices de turnover;
  • aumento da produtividade;
  • funcionários mais bem preparados e com diversas habilidades;
  • desenvolvimento de um plano de sucessão para a liderança;
  • atração dos melhores talentos do mercado;
  • desenvolvimento de uma marca empregadora forte, que destaque a organização diante da concorrência;
  • promoção de um melhor clima organizacional;
  • aumento da motivação e do engajamento das pessoas no trabalho.

O que diferencia o RH estratégico do tradicional?

Algumas características marcam de maneira determinante a distância entre o RH estratégico e o tradicional. São elas:

Burocracia

A abordagem tradicional do RH tem como aspecto principal o excesso de burocracia. O grande volume de papéis e a rigidez nas relações entre empresa e funcionário indicam uma postura falida e que não atende às necessidades do mundo corporativo atual.

O modelo estratégico defende mais flexibilidade, parceria entre o setor e CEOs, além da otimização de recursos e processos.

Diversidade e inovação

O RH estratégico propõe à empresa novas maneiras de pensar e ideias inovadoras, avaliando cada problema como único e particular, relacionando-o ao setor de atuação e ao porte da empresa.

Entendendo essas necessidades, o setor de Recursos Humanos busca soluções personalizadas, que visem o aprimoramento do negócio e vão ao encontro de metas estabelecidas.

Melhor comunicação

Uma das maiores preocupações do RH estratégico é com a composição de equipes coesas e engajadas, afinal, nesse modelo há a compreensão da importância do capital humano para o desenvolvimento da empresa.

A abordagem tradicional está intimamente ligada às estruturas rígidas e hierarquias verticais, enquanto a estratégica promove a hierarquia horizontal, na qual há espaço para a troca de informações e o aumento da integração.

Essas mudanças passam a ser refletidas não só na motivação dos profissionais, mas na qualidade do atendimento ao cliente e na manutenção do quadro de funcionários.

Como tornar o RH da empresa mais estratégico?

Para fazer a transição de um RH tradicional para um estratégico, os gestores podem promover algumas ações.

Definir claramente os objetivos da empresa

Para que o RH estratégico funcione, ele precisa saber onde deve chegar, e isso só é possível com a definição clara das metas organizacionais.

É interessante promover uma reunião sazonal entre diretoria e responsáveis pelo RH para esclarecer quais são os objetivos e direcionar os trabalhos nesse sentido.

Entendendo quais são os propósitos corporativos, os profissionais do setor têm condições de estabelecer um planejamento consistente e vão saber como trabalhar as equipes da melhor maneira.

Investir no setor de Recursos Humanos

Para promover um RH mais estratégico, há necessidade de concentrar a atenção nos funcionários. A partir desse momento, é importante realizar avaliações de desempenho e promover treinamentos, entre outras ações.

Todas essas mudanças só são possíveis quando há a injeção de capital no setor. Com recursos em mãos, os responsáveis pelo RH conseguem fazer as intervenções fundamentais e direcionar resultados.

Estabelecer um fit cultural

Toda empresa tem suas características marcantes, que permeiam a maneira com que o trabalho é realizado, o comportamento e os valores que norteiam a tomada de decisões. Essa “identidade” muitas vezes não está clara, mas qualquer corporação tem sua maneira de trabalhar e sua expectativa em relação aos funcionários.

Definir claramente quais são esses valores e comunicá-los a todos são ações importantes para a promoção de um RH estratégico.

A partir dessas diretrizes, é possível alinhar as equipes e estruturar a rotina de trabalho. Além disso, o fit cultural é um dos pontos de partida para melhores contratações, que vão impactar de maneira positiva nos índices de retenção da empresa.

Agora que você sabe o que é RH estratégico, aproveite as nossas dicas e comece a pensar em como implantar essa prática na sua organização. Tal adaptação é importante para mantê-la no mercado, preparando o seu negócio para os próximos anos.

Aproveite agora e confira o artigo que publicamos no blog sobre o perfil do profissional de RH do futuro.

Este texto foi produzido por Lígia Gama, em parceria com a Rock Content.

Meme Appus News

QUE TAL ASSINAR a nossa newsletter?

Não deixe de ler também…

© 2014 – 2018 | Appus HR Analytics – www.appus.com – Todos os direitos reservados.