Recrutamento interno e a importância do mapeamento de competências

Quer saber mais sobre as soluções da Appus?

Chegou a hora de movimentar certas áreas da sua empresa oferecendo novas oportunidades para os funcionários. Isso é, sem dúvidas, um ótimo momento de investir no recrutamento interno e potencializar até mesmo os planos de carreira dos colaboradores. Por isso, contar com um bom mapeamento de competências pode fazer a diferença.

Mas a importância dessa tarefa vai muito mais além do que você pode imaginar. É nele, por exemplo, que você terá dimensões mais detalhadas das habilidades dos profissionais, afinidades e muito mais. 

Ou seja, com um mapeamento de competências em mãos tudo ficará ainda mais fácil na escolha e seleção interna das vagas em aberto.

Quer saber mais sobre essa prática? Confira abaixo as vantagens e a importância de aplicar o mapeamento quanto antes na sua empresa!

Vantagens de ter um mapeamento de competências

 

1. Motiva funcionários

Sim! Qual empresa não quer ver seus funcionários mais motivados e entusiasmados, não é mesmo? 

Em um processo de recrutamento interno, contar com o mapeamento de competências passa a impressão certa e positiva de que os colaboradores serão analisados exatamente pelo que são e o que fazem. E isso é, sem dúvidas, um grande papel motivador!

2. Não mexe muito no orçamento

Imagine que todas as vezes que você precisar contratar mão de obra é necessária a ajuda de uma empresa de fora. Principalmente para auxiliar o seu trabalho ao menos na primeira seleção de potenciais funcionários. 

Voltar uma parte dessas oportunidades para áreas internas vai reduzir bastante os custos de seleção e contratação.

Com o mapeamento de competências vai ser muito mais fácil de identificar quem tem o perfil certo para aquela vaga!

3. Ajuda no conhecimento prévio dos candidatos

E o que dizer de já saber bastante das particularidades de cada candidato? Com a ajuda de um mapeamento você terá, em pouco tempo, informações valiosas das pessoas que trabalham na empresa, além de entender exatamente a trajetória dos funcionários.

Realizar um recrutamento interno com esse importante aliado é melhorar bastante o processo de seleção. 

Sem contar que, dessa forma, a empresa também passa a imagem de que conhece um a um de seus colaboradores e sabe dos seus potenciais. Mais um ponto positivo para a prática de mapear competências!

4. Agiliza o processo de seleção

É comum que se gaste um certo tempo em um processo normal de candidaturas e seleção de profissionais. 

A ação envolve fases como divulgação das vagas, primeira seleção de perfis, entrevistas, provas de conhecimentos, além de pesquisa de currículo e referências de ex-empregadores. Já pensou em otimizar todo esse processo?

O recrutamento interno é uma ótima solução, que, por também ter o mapeamento de competências dos profissionais da empresa, agiliza bastante na seleção dos possíveis candidatos!

Importância do mapeamento de competências

Não são só de vantagens ao aplicar o mapeamento de competências faz de um recrutamento interno perfeito. Aliás, não é exatamente esse o ponto principal. 

Na verdade, ele faz parte de um processo mais moderno, inteligente e que tende a ser eficaz. Mas o que realmente conta aqui é a sua importância, que é dividida em alguns fatores que devem ser frisados:

1. Desenvolve mais os colaboradores

Exatamente isso. Um mapeamento interno de recrutamento vai, sem dúvidas, ajudar no desenvolvimento dos seus colabores. E sabe os motivos? Porque é dessa forma que você saberá onde determinado profissional precisa melhorar, se aperfeiçoar, mudar de estratégia, entre outros.

Dá até mesmo para montar grupos de apoio para colaboradores que precisam tirar dúvidas de determinadas estratégias ou novas normas adotadas pela empresa. 

Dando um passo à frente, é possível também criar grupos de trocas de ideias, sugestões e estímulo ao desenvolvimento de novas habilidades para áreas correlatas.

2. Reposiciona profissionais

Dentro de uma empresa, é comum notar que, com o passar do tempo, alguns profissionais deixam de se identificar com a área em que estão inseridos. Isso significa que existe muito colaborador que deseja mudar de atividades e até mesmo de carreira, mas faltam oportunidades dentro da própria empresa.

Com um mapeamento de competências você conseguirá identificar essas habilidades e direcionar da melhor maneira, podendo oferecer exatamente a dinâmica que aquele profissional tanto almeja e merece. Resultado: quem ganha é o funcionário e a empresa!

3. Aumenta o engajamento

Se você quer ver seus colaboradores mais engajados e felizes no dia a dia do trabalho, eis aqui mais um ótimo motivo para investir em um recrutamento interno tendo como base um bom mapeamento de competências. 

Vale lembrar que um funcionário que sabe que esse momento está ocorrendo na empresa passará a se esforçar ainda mais, a fim de conquistar a vaga.

4. Mostra que a empresa é dinâmica

Cair na mesmice é um dos maiores erros de gestão de uma empresa. E a equipe de RH que deixar isso acontecer participa mesmo que indiretamente da perda de bons colaboradores. 

Portanto, se o que você pretende é sempre reter bons talentos e ganhar destaque no mercado, nada melhor que se manter dinâmico nos processos de seleção.

Abrir oportunidades primeiramente para as equipes internas é uma boa forma de demonstrar que a empresa se importa e aprecia seus próprios funcionários. Ou seja, o dinamismo fica evidente pelo fato de oferecer oportunidades diferentes dentro do mesmo ambiente de trabalho. Vale a aposta!

Como você pode notar, o RH deve ir muito além das práticas de rotina mais tradicionais que já existem há um certo tempo. 

É importante ser flexível, buscar métodos mais modernos e sempre procurar por novas soluções que atinjam muito mais resultados positivos para a equipe em todas as áreas da empresa.

Contar com a ajuda de um mapeamento de competências é ter uma ferramenta essencial em um processo de recrutamento interno, que se faz bastante interessante nos dias atuais.

Hoje, cada vez mais profissionais desistem de seus empregos atuais por se sentirem muito desvalorizados e, ao mesmo tempo, sem grandes perspectivas de mudanças internas. Portanto, aposte nisso quanto antes e veja os resultados acontecerem com mais rapidez!

Gostou do nosso post sobre mapeamento de competências? Então não deixe de nos curtir nossa página no Facebook e de fazer parte da nossa rede no Linkedin agora mesmo!

Meme Appus News

QUE TAL ASSINAR a nossa newsletter?

Não deixe de ler também…

© 2014 – 2018 | Appus HR Analytics – www.appus.com – Todos os direitos reservados.