Treinamento comportamental: como desenvolver os colaboradores de maneira assertiva?

Compartilhe este artigo na sua rede

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pocket
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook

Um dos pilares de sucesso de qualquer empresa é a relação entre seus valores e os padrões de conduta dos profissionais envolvidos nela. Porém, muitas vezes, para que ambos se alinhem, é preciso investir em um treinamento comportamental.

Ao deixar as convicções da equipe na mesma página das crenças e princípios pregados pela empresa, não somente o time em si passa a trabalhar com a melhor employee experience possível, mas os resultados da organização também tendem a ser otimizados.

Se você deseja saber o que é o treinamento de comportamento e como ele beneficia o dia a dia empresarial, continue lendo este artigo!

 

O que é o treinamento comportamental?

O treinamento comportamental tem como função nivelar as particularidades de cada colaborador — aprendidas e assimiladas em suas experiências anteriores — com as convicções da empresa, certificando-se de que a equipe entregue resultados que contemplem as intenções e as noções de harmonia da organização.

Heterogeneidade da equipe

Porém, isso não significa que os colaboradores devam atuar de forma mecânica ou padronizada em suas funções. É muito importante respeitar a heterogeneidade de cada indivíduo no ambiente empresarial, mas é fundamental que suas diferenças não impeçam o bom convívio e desempenho do grupo.

Em suma, o treinamento em questão visa corrigir problemas pontuais, como a falta de comunicação, o absenteísmo, a intercomunicação violenta e demais problemas, desenvolvendo o perfil empreendedor de cada colaborador.

Como aperfeiçoar as atitudes e habilidades comportamentais dos colaboradores?

Quatro grandes pontos são fundamentais para um treinamento comportamental de qualidade. É claro que mais itens podem — e devem — ser adicionados ao treinamento, de acordo com as demandas e necessidades da organização. Porém, em suma, é essencial trabalhar:

1. Comunicação

É fundamental que seja compreendida a importância de se comunicar, especialmente uma vez que a expressão de emoções e opiniões afeta diretamente o desempenho da equipe.

2. Ética no ambiente de trabalho

Para serem capazes de seguir os princípios éticos da organização, os colaboradores precisam conhecê-los.

3. Gestão do tempo

O treinamento deve proporcionar ao grupo boas noções e práticas de gestão de tempo que impeçam situações prejudiciais em seu dia a dia — como a síndrome de burnout, por exemplo.

4. Atribuição de funções

Colocar as pessoas certas em seus quadros, preparadas e motivadas, garante resultados excelentes. Unindo essa iniciativa com o treinamento adequado, o desenvolvimento dos colaboradores será maximizado.

Quais são os principais benefícios do treinamento comportamental?

Ao trabalhar os tópicos acima, diversos benefícios poderão ser atribuídos não apenas à equipe em si, mas também a cada colaborador, individualmente.

Impulsiona resultados

As atitudes, hábitos e ética dos profissionais, quando alinhadas à empresa, permitem que a cultura organizacional seja seguida e aplicada no ambiente de trabalho. Consequentemente, ela reflete nos resultados oferecidos e promove autoridade e competência à marca.

Promove o autoconhecimento

Profissionais que conhecem a si mesmos sabem até onde e como podem se dedicar a algo, impedindo que falhas de produtividade e comunicação se tornem frequentes e prejudiquem o ambiente de trabalho. O autoconhecimento reflete em inteligência emocional, uma skill mais que necessária para bons especialistas.

Garante harmonia no local de trabalho

Um ambiente de trabalho harmonioso é muito mais propenso a oferecer e coletar feedbacks produtivos e que maximizem os resultados da empresa por si só, permitindo aos colaboradores apaziguar conflitos e respeitar as diferenças com muito mais efetividade.

Como é possível perceber, o treinamento comportamental em equipe é fundamental para aflorar o melhor de seus colaboradores. Porém, um plano de desenvolvimento individual também pode fazer toda a diferença. Una ambos os conhecimentos e otimize os resultados de sua empresa!

Este texto foi produzido por Letícia F.  G. Amaral Silveira, em parceria com a Rock Content.

Não deixe de ler também…

O que é accountability? Saiba quais são seus benefícios
Gestão de Pessoas

O que é accountability? Saiba quais são seus benefícios

Você sabe o que é accountability? Termo de difícil tradução, pode ser entendido como a responsabilidade que cada colaborador deve ter dentro de uma empresa. Esse conceito também engloba o compromisso que cada um tem com o trabalho desenvolvido, e é papel dos gestores delegar responsabilidades de maneira clara e correta com o intuito de

Leia mais »